quarta-feira, 19 de agosto de 2009

prazer, amor.

lá fora tudo parece mais fácil. para os românticos. como eu. fácil porque ninguém parece se importar com nada mais. as pessoas têm se tornado “descartáveis”. e é essa a palavra que Bauman usa quando discute sobre a fragilidade dos laços humanos. “amor líquido” o nome do livro. título triste. eu acho, pelo menos.
e, então, se o amor parece difícil de se construir, é descartado. e, então, se aquela pessoa não é perfeita, como você achava que era, é descartada. e, então, se você acha que existe alguém melhor do que a pessoa que está ao seu lado, a descarta. e, então, se seu amigo cometeu um erro, como todos os seres humanos cometem – inclusive você -, é descartado.
tudo muito fácil. lá fora.
e tudo parece muito difícil. aqui dentro. porque não acontece assim para os românticos. como eu. descartar o amor é impossível. qualquer formato dele. eu digo pros meus amigos: vocês vão jogando fora o amor e eu vou recolhendo atrás. pego tudo. guardo num potinho. cuido dos machucados. conserto os quebrados. admiro os que estão bem. e daí, quando eu vejo alguém descrente, abro o potinho, pego um lá de dentro e entrego pra pessoa. presente. mas a pessoa vai lá, usa, abusa, desiste e joga fora. de novo. e eu recolho. mais uma vez.
parece fácil lá fora. para os românticos. como eu. mas, na verdade, é bem difícil. porque, lá fora, está todo mundo sozinho. tudo está sempre vazio. e as pessoas não percebem. e, se percebem, não aceitam. é muito mais fácil a descrença no amor. pra elas. descartar antes de ser descartado. desacreditar, antes que seja “tarde” demais.
é muito fácil aqui dentro. para os românticos. como eu.
eu não estou sozinha. tenho potes e potes de amor comigo.
me fazendo companhia.

2 comentários:

  1. Você define as coisas de uma maneira única! Adoro ler o que escreve. Obrigada pelas "terapias" da madrugada! :)

    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. é normal não gostar de ler esse tipo de coisa?

    Pq Vc não se apaixona por mim???

    Não vou tocar mais neste assunto... bjs

    ResponderExcluir